Home   Amor exigente   Citações   Poesias   Textos   FotoArte

 

As Drogas Afetam o Nosso Físico?

 

Autor: lçami Tiba - Psicoterapeuta de adolescentes, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Especialização como psicoterapeuta Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo, Membro da Equipe Técnica Científica da Assessoria Parceria Contra as Drogas.

 

 

Sim. São prejuízos transitórios, intermediários e definitivos. Quando o usuário está sob os efeitos de uma droga, seu .físico também está comprometido. Veja o exemplo: a maconha, durante a intoxicação aguda, que dura de duas a quatro horas, provoca alterações físicas transitórias, como moleza no corpo, cansaço, funcionamento vagaroso do cérebro (fica esquecido, desatento, etc.). Com o uso contínuo da maconha, virão os prejuízos intermediários: diminuição de hormônios sexuais femininos e masculinos, baixa resistência do organismo às infecções, etc. São definitivos, mesmo que se interrompa o uso, os prejuízos que, uma vez estabelecidos, são irreversíveis: câncer de pulmão nos canabistas ou os depósitos de THC no cérebro.

Existem muitos outros efeitos físicos provocados por diferentes drogas. Os mais graves são: emagrecimento, convulsão, parada cardíaca, overdose e morte (cocaína); dependência física, síndrome de abstinência e morte (morfina, heroína, ópio); destruição de células nervosas e embriaguez (éter, lança-perfume, cola de sapateiro e inalantes em geral).

Os alucinógenos provocam psicoses transitórias, intermediárias (precisam ser tratadas com medicações psiquiátricas) e definitivas (desencadeiam uma psicose esquizofrênica que já estava latente na pessoa).