Home   Amor exigente   Citações   Poesias   Textos   FotoArte

 

Abuso de Drogas

 

Autora: Rosângela G. Peccinini Machado, CCI - UNICAMP - Jornal Ação - Novembro/97

 

 

Caracteriza-se Abuso de uma determinada droga, quando a mesma é auto-administrada fora dos padrões sociais.

As Drogas de Abuso, são aquelas que possuem atividade sobre os sistemas de recompensa cerebrais (psicoatividade), e produzem os mais diversos efeitos (estimulação, relaxamento, euforia, alucinações, etc.), que levam o indivíduo que as utiliza a uma sensação de bem-estar.

O Abuso, é reforçado por alguns fatores fundamentais:

1. Efeito da droga (efeito farmacológico): Após a administração, a droga produz um efeito que o indivíduo reconhece como agradável, e este efeito é o objetivo da utilização da droga.

2. Temor aos efeitos da abstinência: Em alguns casos, quando ocorre utilização freqüente por tempo prolongado, a retirada abrupta da droga pode determinar desde sensações desagradáveis (irritabilidade, ansiedade, etc.), até quadros clínicos mais severos como convulsões, vômitos, diarréia, cólicas abdominais entre outros. Estes sintomas variam em qualidade e intensidade, dependendo do tipo de droga em questão e da intensidade do uso da mesma durante determinado tempo. Procurando evitá-los, o indivíduo readministra a droga.

3. Fatores psicológicos individuais.

4. Fatores ambientais : Influência familiar, grupo de amigos, ambiente de trabalho, perdas, situações de estresse, etc.

O uso abusivo de drogas, pode levar a Dependência, que pode ser caracterizada:

padrão de uso continuado da droga;

alterações de comportamento;

"independência afetiva";

várias tentativas de abandonar a prática de utilização da droga sem sucesso;

grande esforço e gasto de tempo para conseguir adquirir a droga, e

a droga passa a ser o objetivo na vida do indivíduo.

O uso continuado de uma droga, além de levar à dependência, pode também determinar o aparecimento de Tolerância.

A Tolerância, é resultante de uma adaptação do organismo exposto continuamente àquela substância. Desta forma, o desenvolvimento de tolerância tem como conseqüência a necessidade de que o indivíduo utilize doses cada vez maiores ao longo do tempo para a obtenção do mesmo efeito.

Assim, quando o indivíduo começa a utilizar continuamente uma droga, instala-se a dependência e a tolerância. Entretanto, em muitos casos, a retirada abrupta da droga nesta situação, pode determinar o aparecimento de sinais e sintomas que dependem do tipo de droga envolvida e do nível de dependência em que se encontra o indivíduo. Estes sinais e sintomas, caracterizam a Síndrome de Abstinência.

Entre as drogas de abuso, estão aquelas que diminuem a atividade psíquica (exemplo: diazepam), drogas que aumentam a atividade psíquica (exemplo: anfetaminas), e drogas que induzem a estados psíquicos anormais, tais como euforia, delírios e alucinações (exemplo: álcool, cocaína, maconha, esmalte, cola, heroína e morfina). Sabe-se que o álcool e os opióides (morfina, heroína), estão entre as drogas que determinam maior intensidade de dependência e sintomas mais graves na síndrome de abstinência. Porém, uma vez instalada a dependência, seja qual for o tipo de droga, sinais de alterações Comportamentais e fisiológicas serão evidentes. Assim, é importante que a dependência a qualquer droga, seja reconhecida e tratada, trazendo o indivíduo ás suas condições normais de vida social e afetiva, e a Independência completa, para que seja um ser humano feliz.