Página Principal Curriculum Vitae Terapia Sexual Atuação Clínica Agenda de Eventos Orientação Sexual onLine Declaração dos Direitos Sexuais Link's
TERAPIA


O que é Terapia Sexual?

Quando se pensa em sexualidade pensa-se apenas em como usamos nossos órgãos genitais. Mas sexualidade não é só isso. Ela tem a ver com tudo o que o ser humano faz, pois está presente sempre onde há prazer para a pessoa. Pode ser trabalhando, tocando alguém ou apenas pensando em uma determinada pessoa, no sexo, praticando esportes e em muitas outras situações.

A Terapia Sexual é uma forma de tratamento com um profissional que ajudará a pessoa, ou os parceiros, a enxergar sua emoções e como elas interferem no organismo, assim como ajudar a pessoa a sair desse emaranhado.

Os problemas sexuais que surgem na vida a dois, geralmente estão ligados ao emocional de cada um, e isso pode ser tratado e resolvido com técnicas de terapia sexual individual ou de casal.

A terapia Sexual é em todo o seu conteúdo, uma conversa aberta e franca sobre as dificuldades sexuais de cada um.

Outra técnica usada e que os profissionais dessa área olham com grande importância para atingir os resultados, são os exercícios sexuais. Obviamente os exercícios não podem ser realizados no consultório. O terapeuta receitará os exercícios para serem feitos na intimidade do lar, alguns execícios para serem praticados individualmente e outros deverão ser feitos com o(a) parceiro(a).

O resultado costuma ser gratificante, pois a maioria das pessoas que se submetem a uma Terapia Sexual, conseguem ter uma vida sexual muito mais satisfatória.

Problema Sexual ou Disfunção Sexual

É denominada disfunção sexual todo problema que interfira na resposta da expressão sexual humana a estímulo erótico. Seja ele de origem psicológica, biológica ou social. Em outras palavras, a disfunção sexual apresenta-se como um mau funcionamento da psiconeurofisiologia em forma de distúrbios no desejo, na ereção, na ejaculação e no orgasmo. O comprometimento de uma destas fases prejudica toda a relação.

Por exemplo, o desejo apresenta-se como a primeira manifestação de envolvimento entre duas pessoas, então sem o primeiro passo todo o resto do ato sexual fica comprometido.

Assim, a disfunção sexual se manifesta de diversas maneiras impedindo o bom relacionamento de casais.

Dados indicam que a maioria dos casos de problemas de disfunção sexual são de natureza psicológica.

Por isso, o sentimento de culpa, a ansiedade, o medo do homem em falhar, além das atribulações do dia-a-dia como problemas financeiro, no trabalho, o estresse e os problemas conjugais são as causas mais comuns das disfunções sexuais.